Bacalhau com natas

Nunca tinha feito bacalhau com natas. Era sempre a minha mãe que o fazia e era um dos meus pratos preferidos. Esta semana comprei bacalhau e costumo sempre fazer bacalhau à brás. Desta vez queria mudar e decidi fazer esta receita tão tipica que todas as familias portuguesas já experimentaram.

- 1kg de bacalhau demolhado e já em lascas
- 2 cebolas 
- 2 dentes de alho 
- azeite 
- 400ml de natas 
- 500ml de leite 
- 30g de manteiga 
- pimenta
- noz moscada 
- 3 colheres de sopa de farinha 
- sal 
- queijo ralado 
- 600g batatas

 
Comece por pôr o bacalhau numa grande panela. Cubra com leite e aqueça até ferver. Assim que levantar fervura, desligue o lume e escorra o bacalhau, tendo o cuidado de guardar o leite para o molho bechamel que fará mais tarde.
Descasque e lave as batatas e corte-as aos cubos. Frite-as e reserve, retirando o excesso de óleo. Refogue a cebola cortada às rodelas e os dentes de alho picados num bom fio de azeite generoso. Deixe alourar e junte o bacalhau e as natas. Tempere com bastante pimenta e mexa de vez em quando. Assim que as natas levantarem fervura, retire do lume. Junte as batatas e envolva delicadamente. Meta este preparado num tabuleiro que possa ir ao forno. Prepare agora o molho bechamel: derreta a manteiga numa panela pequena e junte a farinha. Mexa rapidamente. Junte o leite aos poucos e vá sempre mexendo para não formar grumos. Junte leite até obter uma preparação completamente liquida. Deixe cozinhar e vá sempre mexendo até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deite este molho por cima do bacalhau que pôs antes no tabuleiro. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200C até ficar tostado. Sirva com salada de alface e tomate e azeitonas pretas.

Comentários

  1. Olá!!

    Pois eu nunca fiz bacalhau com natas!!! Mas adoro! Normalmente é a minha irmã quem o faz quando vou de férias :))) o teu tem mesmo muito bom aspecto!!! Almocei mal e já me servia ;)

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares