Tripas à moda do Porto

Bom dia a todos!

Só agora é que me dei conta que ainda não tinha publicado aqui uma receita que faço frequentemente já há vários anos: Tripas à moda do Porto (que aqui em casa acabamos por chamar simplesmente Feijoada).

Aprendi esta receita com a minha sogra e é um prato mesmo saboroso que faz parte das nossas ementas favoritas.

Não é nada dificil de fazer, apenas leva tempo devido à cozedura das carnes. Mas vale a pena o esforço!

Visto sermos só dois aqui por casa, costumo fazer uma grande panela e depois congelo em porções individuais para irmos comendo durante os meses de Inverno.



- 600g de feijão branco 
- 2 pés de porco
- 500g orelhas de porco 
- 500g de carne de porco (uso sempre da pá)
- 1 chouriço de carne (não picante) cortado às rodelas
- 300g de toucinho fumado cortado aos cubos
- 500g de dobrada
- 1,5 cebolas
- 3 folhas de louro grandes
- 1 alho francês
- 10 cravinhos
- 1 ramo de salsa
- 2 dentes de alho
- sal grosso 
- polpa de tomate (aproximadamente 200ml)

Na véspera, ponha o feijão de moho em água fria durante uma noite inteira. Salgue as carnes  com sal grosso (pés, orelhas e a carne de porco) e deixe reposar no frigorifico durante uma noite inteira.

No dia seguinte, despeje a água do feijão, passe-o por água corrente e ponha-o numa grande panela.
Cubra com água fria, adicione uma colher de sopa de sal grosso e uma folha de louro e leve ao lume. Quando levantar fervura, retire a espuma que se começa a formar, baixe o lume e deixe cozer durante aproximadamente 15 minutos. Prove o feijão e quando estiver cozido mas ainda bem croquante, desligue o lume e retire a panela. Deixe reposar dentro do caldo (vamos utlisar uma parte dele para a feijoada).

Passe a dobrada por água, coloque-a numa panela com uma folha de louro, cubra de água fria e deixe levantar fervura. Deixe cozer durante 10 minutos e escorra. Corte a dobrada em cubos pequenos e reserve.

Retire as carnes salgadas do frigorifico e transfira-as para uma grande panela sem passá-las por água para não perder o sal. Espete os cravinhos numa metade de uma cebola e junte à panela. Adicione também uma folha de louro, um ramo de salsa e um alho francês. Cubra tudo com água fria e leve ao lume. Quando começar a fever, diminua o lume (mas sempre mantendo a ferver) e vá retirando a espuma que se vai formando (são impurezas das carnes). Deixe cozer durante 1 hora. Retire as carnes e filtre o caldo para retirar os legumes e o resto das impurezas (vamos aproveitar uma parte deste caldo para mais tarde).

Corte as orelhas em cubos pequenos, retire o máximo de carne que conseguir dos pés de porco e corte também a carne aos cubos pequenos.

Refogue uma cebola e os dentes de alho picados num fio de azeite (numa grande panela).
Junte o chouriço e o toucinho. Misture e deixe dorar durante alguns minutos.

Regue com a polpa de tomate e junte a carne de porco e o que aproveitou dos pés de porco (guarde a orelha para mais tarde). Junte duas conchas de caldo de carne, misture bem e deixe cozer durante aproximadamente 20 minutos.

Adicione o feijão, a dobrada e os pés de porco. Junte um pouco da água de cozedura do feijão até que o molho cubra as carnes. Tape a panela e deixe cozer a lume brando durante aproximadamente 30 minutos.

Desligue o lume e deixe reposar durante 5 minutos antes de servir.

Acompanha-se com arroz branco.

Bom apetite!





Comentários

Mensagens populares