segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Coelho à moda francesa

Olá a todos.
Hoje vou publicar uma receita de coelho muito saborosa que foi tirada do livro 'O Mestre Cozinheiro'. De hábito cozinho o coelho sempre da mesma maneira, guisado com tomate. É um dos pratos preferidos cá em casa. Desta vez, queria mudar e encontrar uma nova receita. Encontrei esta que foi muito bem sucedida!


- 1 coelho já limpo e partido
- 200g de tiras de bacon
- azeite q.b.
- uma mão cheia de cebolinhas pequeninas (comprei uma lata de conserva onde elas vêm mergulhadas em vinagre)
- 250g de cogumelos frescos
- 1 copo pequeno de vinho branco
- 1 colher de sopa de farinha
- sal e pimenta q.b.
- salsa picada q.b.

Comece por aquecer um pouco de azeite numa panela grande. Junte o bacon e as cebolinhas e deixe refogar durante alguns minutos até ficarem bem dourados. Retire-os da panela e reserve. 

Adicione um pouco mais de azeite na panela onde dourou o bacon e core desta vez os pedaços de coelho durante alguns minutos de cada lado, com cuidado para não se colar ao fundo. Vire-os várias vezes, tempere com sal e pimenta e retire da panela.

Junte agora na mesma panela o vinho branco e misture bem com a colher de pau para retirar o que ficou agarrado ao fundo. Desta forma, obterá um suco saboroso com os sabores do bacon e do coelho. 

Baixe o lume e volte a meter o coelho dentro da panela, desta vez adicionando também os cogumelos, o bacon e as cebolhinhas. Tape a panela e deixe cozinhar durante mais ou menos 40 minutes, até que a carne esteja bem cozida e tenrinha. 

Pouco antes da cozedura terminar, retire um pouco do molho para uma chávena e junte a farinha. Misture bem e verta esta preparação de novo na panela, misturando com cuidado para nao desmanchar a carne. 
E já está pronto! 

Polvilhe com salsa picada antes de servir e acompanhe com arroz de manteiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário