Folhado de salmão e legumes


Durante a semana tenho menos tempo para cozinhar, por isso tenho tendência a fazer platos rápidos e simples. Esta receita é rápida a fazer à condição que se tenha alguns ingredientes já preparados. Por exemplo, comprei um saquinho de mistura de legumes já cortados em juliana (que normalmente é para fazer sopa) e um pacote de molho de aneto que é só aquecer (podem usar outro molho que gostem). Claro, se tiverem tempo, é sempre melhor fazer tudo caseiro e a receita ficará ainda mais deliciosa! Mas seja como for, este prato ficou maravilhoso e fez um grande sucesso cá em casa!! Experimentem!

- 1 lombo de salmão sem espinhas nem pele
- 1 saco de legumes mixtos já cortados em juliana (no meu saco tinha: cenouras, alho francês, bróculos,  repolho e aipo)
- 1 pacote de molho de aneto já preparado (podem substituir por molho béchamel ou outro molho que gostem mais)
- sal e pimenta
- manteiga
- 2 massas folhadas

Comece por derreter um pouco de manteiga numa panela e junte os legumes. Refogue primeiro brevemente os legumes, junte um copo de água, tape a panela, e deixe cozinhar em lume brando/médio durante alguns minutos até os legumes estarem cozidos mas ainda um pouco croquantes.
Abra uma das massas folhadas em cima dum tabuleiro de forno, guardando o papel vegetal por baixo da massa.
Dore o salmão numa frigideira com um pouco de azeite apenas poucos minutos de cada lado. Retire o excesso de azeite com papel de cozinha e ponha o salmão no centro da massa folhada que esticou.
Meta um pouco de molho por cima de salmão, em seguida os legumes e termine com o restante molho.
Humedeça os bordos da massa folhada com água (com a ponta dos dedos ou um pincel de cozinha).
Cubra com a outra massa folhada e feche bem os bordos, pressionando com as pontas dos dedos, para as massas fiquem bem coladas uma à outra.
Leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 30/35 minutos até que a massa esteja bem dorada.
Sirva ainda quente.

Comentários

Mensagens populares