Tarte de ruibarbo e maçã

Já devem ter notado que aqui por casa somos grandes apreciadores de tartes caseiras.

E com a abundância de ameixas e ruibarbo que tivemos no jardim este ano, temos algum stock de fruta.no congelador que só pede para fazer deliciosas tartes caseiras.

Faço sempre a mesma receita (para a massa e para o recheio) e apenas vou variando a fruta.

Desta vez, combinei ruibarbo com maçãs e ficou mesmo bom! Estas duas frutas combinam-se perfeitamente.



Para a massa (uso uma forma de 31cm):

- 250g de farinha

- 125g de manteiga cortada em pequenos cubos

- 1 ovo

- 3g de sal fino

- 50g de açúcar

- 40ml de água fria


Para o recheio:

- 350g de ruibarbo descascado e cortado aos cubos

- 2 maçãs

- 200ml de natas

- 2 ovos

- 50g de açúcar

Comece por preparar a massa: meta a farinha num grande recipiente e faça um buraco no meio onde vai meter o resto dos ingredientes: a manteiga, o açúcar, o ovo, o sal e a água.

Amasse bem até obter uma massa homogénea e que consegue moldar numa bola (eu uso o KitchenAid mas durante muito tempo amassei à mão e as duas maneiras funcionam bem). É importante não trabalhar muito a massa: assim que está tudo bem misturado e que consegue formar uma bola, pare de amassar. Se usa um aparelho de cozinha como eu, escolha a velocidade mais fraca para ir amassando devagarinho e vá espreitando até a massa começar a descolar da tigela e formar uma bola. Termine a bola à mão).

Enrole a massa em filme aderente e deixe repousar no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

Durante esse tempo, prepare o recheio: descasque as maçãs e o ruibarbo. Corte as maçãs em fatias e o ruibarbo em pequenos cubos.

Numa tigela, misture os outros ingredientes do recheio: as natas, os ovos e o açúcar. Misture bem para dissolver o açúcar.

Préaqueça o forno a 200C.

Retire a massa do frigorífico e estique-a com o rolo da massa para poder transferir para uma forma de tarte. Eu costumo meter a bola diretamente na forma e vou esticando com os dedos até encher a forma e formar a tarte (aprendi esta técnica com a minha sogra e funciona bem para mim porque não tenho a delicadeza necessária para transferir a massa esticada sem parti-la).

Pique o fundo da tarte com um garfo de maneira a formar pequenos buracos por toda a superfície.

Disponha os cubos de ruibarbo e por cima a maçã.

Regue com o recheio de natas e leve ao forno (200C) durante 35 minutos (no meu forno a gás deixo sempre 35 minutos mas vá verificando a partir de 30 minutos de cozedura).


Comentários

Mensagens populares