quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Almondegas suecas

Esta receita circula já há muito tempo na net e ficou muito conhecida através do Ikea que propõe estas almondegas no seu restaurante.
Hoje decidi experimentar a receita que vi aqui (http://m.ricardocuisine.com/recette-detaillee.php?id=4965&lang=fr) e gostámos bastante apesar de eu ter ficado um pouco desiludida com a cor do molho visto que pensava que ia ficar castanho escuro como na foto deste site onde vi a receita.


- 500g de carne picada de vaca
- 500g de carne picada de porco
- 70g de pão ralado
- 1 cebola picada
- azeite
- 80ml de leite
- 1 ovo
- 1 colher de chá de noz moscada em pó
- sal e pimenta
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de farinha
- 500ml de caldo de galinha
- 120ml de natas

Dore o pão ralado numa frigideira antiaderente durante alguns minutos com o cuidado de mexer continuamente com uma colher de pau. Retire para outro recipiente e reserve.
Refogue a cebola num fio de azeite apenas até ficar translúcida. Tempere com sal e pimenta e junte ao pão ralado que pôs noutro recipiente. Deixe arrefer.
Junte as carnes picadas ao pão ralado e à cebola, adicione também o leite, o ovo, a noz moscada, sal e pimenta. Misture tudo muito bem com as mãos.
Forme almondegas e reserve num prato.
Meta a manteiga numa frigideira e frite as almondegas apenas durante alguns minutos para dorá-las. Retire para um prato.
Junte a farinha na frigideira onde fritou as almondegas e misture para envolver a farinha no resto da manteiga. Deixe dorar ligeiramente.
Adicione agora progressivamente o caldo de galinha, sempre misturando bem para evitar grumos.
Junte as natas e continue a misturar até levantar fervura.
Meta as almondegas na frigideira, cubra, se possivel, e baixe o lume e deixe cozer até as almondegas estarem bem cozidas (mais ou menos 5 minutos).
Acompanhe com puré de batata e polvilhe com salsa.


Sem comentários:

Enviar um comentário