Cápsulas de café reutilizáveis

Olá a todos!

Hoje não é dia de receita. Hoje é dia de mais uma pequena sugestão para produzir menos lixo e menos poluição no nosso quotidiano.

Como sabem, não sou adepta de mudanças muito radicais e apenas tento mudar pequenas coisas que realmente fazem a diferença mas que continuam a ser práticas e que não exigem muito esforço.
Hoje decidi falar-vos das cápsulas de café reutilizáveis.

Aqui em casa, adoramos café e não dispensamos um bom expresso ao fim do almoço. Já vos tinha falado num artigo anterior (AQUI) sobre a cafeteira lixo zero que uso para os nossos cafés do pequeno-almoço. Neste artigo, vamos falar das cápsulas para fazer expressos.

Já não é supresa para ninguém o facto das cápsulas de café terem um impacto considerável no meio ambiente visto serem descartáveis e feitas de aluminio. O aluminio até nem é das piores matérias visto poder ser reciclado inúmeras vezes. No entanto, nem todas as regiões possedem instalações que possam reciclar as cápsulas em aluminio (têm apenas os dispositivos habituais para as latas) e a maior parte delas acabam infelizmente em descargas.

Para além disso, melhor que reciclar é mesmo reduzir o consumo de artigos descartáveis.
E foi isso que decidimos fazer aqui em casa. Já há alguns meses que comprámos cápsulas reutilizáveis compativeis com a nossa máquina de café e estamos muito satisfeitos.


Não só por motivos ecológicos mas também por podermos escolher o café que gostamos mais e ir sempre mudando. E no final, até fica muito mais em conta. 
Confesso que ainda temos algumascápsulas da marca original para desenrascar quando for preciso mas o consumo delas diminuiu drásticamente, já não se compara! Estou a mencionar este detalhe para vos mostrar que mesmo pequenas mudanças fazem-se de forma gradual e não gosto de radicalizações. Não é porque agora tenho cápsulas reutilizáveis que vou banir completamente todas as outras. No nosso caso, é este o equilibrio que encontrámos e que nos convém, cada um faz como bem entende ;)

Voltando às cápsulas, como podem ver, existem 2 tipos, ambos em inox.

Foto tirada do site Aliexpress






A primeira foto é um tipo de cápsula que não produz mesmo lixo nenhum porque tem uma tampinha que se enrosca e as outras utilizam apenas uma fina pelicula de aluminio (o lixo que produzem é muito reduzido comparado às cápsulas originais). 

Depois de serem usadas, basta retirar a pelicula (que deve ser deitada no recipiente que vai para a reciclagem) ou a tampa e enxaguar para retirar o café. 

No nosso caso, aproveitamos esse café para usar mais tarde como fertilizante nas plantas ou na horta. Vamos despejando as cápsulas para um recipiente fechado que é guardado num sítio fresco e vamos usando o café conforme precisamos.


Como referi, a grande vantagem destas cápsulas, para além de serem mais ecológicas, é que podemos usar o tipo de café que desejamos.

Por exemplo, ultimamente comprámos um grande saco de café brasileiro (em grão) e depois vamos moendo a quantidade que necessitamos para encher as cápsulas. O gosto é muito diferente do café das cápsulas originais e gostamos imenso. E o facto do café ser moído na hora (ou algumas horas antes) faz muita diferença a nível dos aromas.

E, como é óbvio, sai muito mais barato compar um saco de café em grão que porções individuais. O único inconveniente é que tem que se reservar alguns minutinhos para moer e encher as cápsulas.É tão bom o cheirinho a café moído que fica na cozinha!

Caso não tenha tempo de preparar as cápsulas diáriamente, como é o nosso caso, faça como nós e prepare-as ao fim de semana. Depois arrumamo-las na caixinha das cápsulas e ficão prontas a usar a qualquer momento do dia ao longo da semana. 


A nível da espuma, notámos que as cápsulas com a pelicula de aluminio (as da direita na foto anterior) fazem mais espuma que as outras com a tampa de enroscar, e o café fica mesmo igual ao das cápsulas descartáveis.



Espero que gostaram deste artigo e sintam-se à vontade para comentar e contar-me o método que preferem para fazer o vosso cafézinho ;)

Até à próxima!

Comentários

Mensagens populares