quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Favas com entrecosto e chouriço

Hoje apresento-vos um dos meus pratos favoritos da gastronomia portuguesa!
Mesmo morando longe de Portugal há vários anos, continuo a cozinhar pratos portugueses e tenho sempre encontrado mercearias portuguesas para comprar os ingredientes necessários, como por exemplo, o nosso famoso chouriço!
Adoro esta receita porque é fácil, deliciosa e mantém-se bem vários dias no frigorifico ou até se pode congelar. Ideal para o planeamento dos jantares durante a semana!
Como a maioria das familias, esta é uma receita que me foi transmitida pela minha mãe e avó e é com muito gosto que a partilho convosco :)

Como podem ver na foto, utilizei a minha nova panela em ferro fundido e noto que os pratos deste tipo ficam muito mais apurados visto que guarda o vapor que se vai liberando e as carnes ficam mais tenras e menos secas. Foi a melhor compra que fiz este ano, estou muito satisfeita! Comprei a marca francesa Staub e escolhi uma panela suficientemente grande para um frango inteiro.



- 750g de favas
- entrecosto (pûs aproximadamente 700g-1kg)
- 1 chouriço corrente
- 1 cebola média
- 1 dente de allho
- 1 folha de louro
- 2 chávenas bem cheias de polpa de tomate
- água ou vinho tinto
- sal e piment
- fio de azeite

Corte o chouriço em rodelas e separe o entrecosto em pedaços. Tempere o entrecosto com sal e pimenta (atenção: o chouriço já é bastante salgado, ponha menos sal que de costume).
Pique a cebola e o alho e refogue-os num generoso fio de azeite. Junte rápidamente o chouriço e deixe refogar durante alguns minutos, mexendo de vez em quando. Junte de seguida o entrecosto e dore a carne de todos os lados.
Adicione a polpa de tomate e um pouco de água e/ou de vinho tinto para diluir e obter a consistência desejada para o molho.
Junte as favas e a folha de louro, mexa tudo muito bem e cubra a panela.
Deixe cozer a lume brando durante 45 minutos (para mim 30 minutos foram suficientes devido à panela que usei).
 Deixe reposar pelo menos 5 minutos antes de servir.
Gosto de acompanhar este prato com arroz mas nem é necessário :)


2 comentários: