sábado, 11 de janeiro de 2014

Arroz de polvo

Arroz de polvo! Um dos meus pratos favoridos! Quando é bem feito e fica molhadinho, para mim é um dos maiores regalos em termos culinários :-)
E é um prato fácil de fazer, apenas requer algum tempo para a cozedura do polvo mas com a panela de pressão, resolve-se fácilmente esse obstáculo. Desta vez, usei 3 polvos (1 grande e 2 pequenos) e guardei alguns tentáculos para fazer salada de polvo com cebola e salsa, que ficou tambéem muito saborosa!


- 3kg de polvo descongelado
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- azeite
- polpa de tomate
- meio copo de vinho branco
- 1 piri-piri
- arroz

Lave bem os polvos e meta-os numa panela de pressão. Cubra com água, feche bem a panela e deixe cozer durante 30 minutos assim que começar a apitar.
Ao fim dos 30 minutos, desligue o lume e deixe arrefer durante pelo menos 15 minutos antes de abrir a panela (só deve abrir a panela quando parar de assobiar).
Escorra os polvos e corte-os em pedaços. Reserve.
Numa grande panela, faça um refogado com a cebola picada e um bom fio de azeite. Junte os pedaços de polvo, misture e junte o vinho branco e a polpa de tomate e misture novamente. Adicione a folha de louro, tape a panela e deixe cozinhar a lume brando durante cerca de 10 minutos.
Junte agora bastante água e assim que ferver, junte o arroz (tenha o cuidado de meter aproximadamente pelo menos 1 porção de arroz para 2 porções de água).
Deixe cozer durante cerca de 10 minutos e desligue o lume. Tape a panela e deixe apurar assim durante alguns minutos antes de servir.
Está pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário