Palhas reutilizáveis

Segundo a Agência Europeia para o Ambiente, cerca de 100 milhões de toneladas de lixo terminam nos oceanos e as palhinhas de plástico estão no top 10 do lixo marinho mais encontrado nas limpezas costeiras.

Uma estimação de Greenpeace calcula que nos Estados-Unidos, 500 milhões de palhas são usadas e deitadas fora cada dia (57 milhões no Canadá).

Dá que pensar.

As palhas de plástico não são recicláveis e são feitas de matérias derivadas do petróleo, que demora dezenas de milhões de anos a formar-se na natureza, para serem usadas em apenas alguns segundos ou minutos ao consumir uma bebida.

Aqui em casa, era algo que nos perturbava bastante e decidimos comprar palhas reutilizáveis em inox.


Este tipo de palhas reutilizáveis são cada vez mais fáceis de encontrar e são uma verdadeira alternativa para reduzir o lixo de plástico.

A nível da utilização, não se nota nenhuma diferença, são muito agradáveis e basta limpar com a escovinha para eliminar os resíduos que possam ficar dentro da palha (demora literalmente 2 segundos) antes de meter na máquina de lavar loiça (ou lavar à mão com água e sabão).

Como tinha explicado, este tipo de artigos são apenas sugestões e ideias muito simples e sem pretenção alguma, para partilhar pequenos gestos acessíveis a todos mas com grande impacto na proteção da natureza :)


Comentários

Mensagens populares