Bacalhau com natas
Nunca tinha feito bacalhau com natas. Era sempre a minha mãe que o fazia e era um dos meus pratos preferidos. Esta semana comprei bacalhau e costumo sempre fazer bacalhau à brás. Desta vez queria mudar e decidi fazer esta receita tão tipica que todas as familias portuguesas já experimentaram.
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- azeite
- 400ml de natas
- 500ml de leite
- 30g de manteiga
- pimenta
- noz moscada
- 3 colheres de sopa de farinha
- sal
- queijo ralado
- 600g batatas
Comece por pôr o bacalhau numa grande panela. Cubra com leite e aqueça até ferver. Assim que levantar fervura, desligue o lume e escorra o bacalhau, tendo o cuidado de guardar o leite para o molho bechamel que fará mais tarde.
Descasque e lave as batatas e corte-as aos cubos. Frite-as e reserve, retirando o excesso de óleo.
Refogue a cebola cortada às rodelas e os dentes de alho picados num bom fio de azeite generoso.
Deixe alourar e junte o bacalhau e as natas. Tempere com bastante pimenta e mexa de vez em quando. Assim que as natas levantarem fervura, retire do lume.
Junte as batatas e envolva delicadamente. Meta este preparado num tabuleiro que possa ir ao forno.
Prepare agora o molho bechamel: derreta a manteiga numa panela pequena e junte a farinha. Mexa rapidamente. Junte o leite aos poucos e vá sempre mexendo para não formar grumos. Junte leite até obter uma preparação completamente liquida. Deixe cozinhar e vá sempre mexendo até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deite este molho por cima do bacalhau que pôs antes no tabuleiro.
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200C até ficar tostado.
Sirva com salada de alface e tomate e azeitonas pretas.
Olá!!
ResponderEliminarPois eu nunca fiz bacalhau com natas!!! Mas adoro! Normalmente é a minha irmã quem o faz quando vou de férias :))) o teu tem mesmo muito bom aspecto!!! Almocei mal e já me servia ;)
beijinhos e bom fim de semana