Chucrute caseira

Olá a todos!

Este não deve um prato muito popular em Portugal mas para quem é familiar com a gastronomia alemã e francesa, sabe que é um prato bem saudável e bem saboroso.

Trata-se de couve fermentada em água e sal. Quem gosta acrescenta um pouco de vinho branco.

Deixo-vos aqui a receita e espero que gostem!

Chucrute cozida:
A couve fermentada mas crua:
O pote de barro que se usa para a fermentação:
- 3 a 4 kg de couve branca
- sal grosso
- grãos de pimenta
- vinho branco seco

Corta-se a couve em juliana fininha, tomando o cuidado de guardar 2 folhas grandes para cobrir o fundo do recipiente.

Cobre-se o fundo do pote com 2 folhas grandes de couve e enche-se com camadas de couve alternando com a pimenta e uma mão cheia de sal. É extremamente importante de pressionar bem cada camada de couve para se obter um processo de fermentação ideal. Se a couve estiver cortada fininha e se calcar bem com o punho cada camada, vai ver que vai aparecendo o suco natural da couve.

Quando já estiver quase cheio (deve deixar um espaço de 2 centímetros), termina-se com os pesos em cerâmica que vêm com o pote e acrescenta-se água (ou vinho ou metade de água e metade de vinho) até cobrir os pesos.

Fecha-se e sela-se o pote com água até encher o rebordo.

Deixa-se fermentar num lugar quente durante 3 dias e depois leva-se para um sítio escuro e fresco e deixa-se lá durante 5 semanas.

No final das 5 semanas, já pode começar a comer a chucrute. Abra o recipiente e tire a quantidade que deseja. Volte a encher com água se for necessário. Cubra com a tampa e sele de novo com água. 

Agora tem que se cozer a chucrute:
Lave rapidamente a chucrute em água fria.
Transfira para uma panela. Se gostar, frite primeiro na panela alguns cubos de bacon para realçar o gosto da couve fermentada.
Quando a couve estiver na panela, acrescente água até metade.
Cubra e deixe cozer a lume brando durante 3 horas, mexendo a cada hora.
E já está!

Comentários

Mensagens populares