terça-feira, 31 de outubro de 2017

Salmão teriyaki

Gosto muito da cozinha japonesa e tento reproduzir em casa os meus pratos preferidos. A dificuldade é sempre de encontrar os ingredientes necessários mas aqui em Montréal temos a sorte de ter várias lojas/supermercados asiáticos onde encontramos práticamente todos os ingredientes japoneses, chineses, tailândeses, etc... Gosto muito de ir a essas lojas, só de lá estar já é uma viagem exótica ;)

Uma das receitas que mais aprecio da cozinha japonesa é o molho teriyaki. E a minha maneira preferida de utilizá-lo é com salmão. Para mim, o gosto agridoce do molho combina-se perfeitamente com o gosto do salmão.

Outra avantagem enorme desta receita é que é mesmo super rápida de realizar! em 10/15 minutos já está pronta! Se decidir acompanhar com arroz, essa é a parte mais demorada. Com respeito ao arroz, vou publicar brevemente um artigo sobre a maneira correcta de fazer arroz japonês com uma panela normal mas decidi comprar uma máquina de cozer arroz (da marca asiática Tiger) e estou muito satisfeita porque é muito mais simples e não precisamos nem de contar o tempo de cozedura nem de vigiar constantemente o arroz. Vou mostrar-vos a máquina no artigo sobre o arroz.

Aqui vai então a receita do salmão (que se não tiver tempo de acompanhar com arroz, pode acompanhar com legumes salteados no wok ou com noodles japonesas que são rápidas de fazer):



- 2 postas de salmão sem pele
- 2 c. de sopa de saké
- 2 c. de sopa de molho de soja japonês
- 2 c. de sopa de molho mirin
- 1/2 c. de sopa de açúcar

Aqui vai uma foto dos ingredientes japoneses (neste dia cortei o salmão em cubos - neste caso o salmão frita-se apenas durante 2 minutos antes de adicionar o molho)


Misture bem todos os ingredientes liquidos para preparar o molho.
Frite o salmão numa frigideira antiaderente com um ligeiro fio de azeite durante aproximadamente 3/4 minutos de cada lado.
Junte o molho, diminua o lume para lume médio e deixe cozinhar durante aproximadamente 10 minutos (5 minutos de cada lado) para que o molho reduza.
E já está pronto! ;)

1 comentário: